domingo, 24 de junho de 2012

Estou fazendo um curso pela Eproinfo eproinfo.mec.gov.br. Nesse curso estamos vivenciando e experimentando como aprender e ensinar usando os recursos tecnológicos  disponíveis na internet.
De início fizemos algumas reflexões sobre TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA INTERNET. E eu produzi o seguinte texto:
A forma como a tecnologia é usada pela sociedade atual está muito ligada ao termo “tecnologia de informação”. Isto é, as pessoas associam tecnologia como algo muito moderno de última geração, que tem como principal gerador a internet. “Sem, no entanto, enfocar o seu real significado, que se buscarmos, teremos na origem da palavra tecnologia em grego –” é formado por tekne (arte ou ofício) e por logo (conjunto de saberes), no que se refere aos conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, com vista a satisfazer as necessidades humanas “(Wikipédia). Ou ainda o significado encontrado no dicionário da Língua Portuguesa de Larousse, como “um conjunto de conhecimentos e produtos que resultam numa aplicação”. Teremos, portanto, uma indagação inquietante: Será que a internet é usada de forma a produzir conhecimentos para serem realmente aplicados nas sociedades atuais com fins de resolver problemas em suas vidas? Ou ainda, as instituições como escola, família, religião, trabalho.; utilizam a internet com esse fim? Contudo, para que as sociedades atuais tomem consciência que a internet seja um forte instrumento tecnológico a seu favor, ainda são necessárias reflexões sobre o seu uso efetivo, bem como, e da ética desse uso. Tendo em vista que, observa-se a predominância comum e até banalizada de redes sociais na internet, pelas pessoas em geral, principalmente os jovens. E que essas redes sociais são poderosas fontes de comunicação e entretenimento que poderiam ser usados como instrumentos de aplicação educativa.


Numa outra oportunidade do Curso tecnologias da Educação - Aprendendo e ensinando com as TICS, fizemos uma análise do termo hipertexto bem como da origem desse termo Veja a minha produção:
.
CONCEITUANDO HIPERTEXTO

Na definição de hipertexto encontrada no site Wikipédia temos que: “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Com essa definição é possível conceituar hipertexto como sendo uma série de escritos, onde se abre possibilidades que dinamizam um texto referente a um determinado assunto com uma formatação atrativa. Essa dinamização permite tanto ao escritor como ao leitor mudar de assunto, gravuras, ou até mesmo tirar dúvidas sobre determinados termos encontrados nos escritos. E Essa possibilidade é o que podemos chamar, na linguagem digital, de link.
Rosely Monteiro Costa Melquiades
Palmas 11 de Junho de 2012.

Momento mais que produtivo, no meu parecer , durante o curso de Tecnologias na escola - aprendendo e ensinado com as TICS; quando aprendemos a fazer e posteriormente utilizar uma web quest. Entre no meu e confira essa maravilha de ferramenta pedagógica que logo estarei utilizando com os meus alunos!
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=13199&id_pagina=2